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Reutilizar ou descartar um óleo?

A redução de custos operacionais é meta de todas as empresas, todos na organização sabem da necessidade de se evitarem desperdícios e gastos desnecessários, os chamados “custos injustos”.

Nesse contexto nos deparamos com uma questão: Devo reutilizar ou descartar o óleo lubrificante e/ou hidráulico dos equipamentos?

OXIDAÇÃO (ENVELHECIMENTO)

Principal causa de descarte de óleos, consequência da exposição a altas temperaturas e/ou prolongado tempo de contato com água, superfícies ou metais oxidados, a oxidação pode ser evitada e até corrigida, evitando o descarte prematuro do óleo.

Evitar a presença de água é possível a um custo relativamente baixo, bastando para isto blindar adequadamente os reservatórios e adotar procedimentos de limpeza e manutenção adequados; baixe o e-book 2, água no óleo, neste site no campo “materiais gratuitos”.

Quanto aos contaminantes sólidos o emprego de filtros já é uma prática corrente, é importante ter em mente que eventualmente aqueles que pertencem ao equipamento podem não ser suficientes, recomenda-se a contagem de partículas, por empresa especializada, que analisará inclusive os metais de desgaste e recomendará ações proativas para a sua correção / manutenção; baixe o e-book 1, filtros, neste site no campo “materiais gratuitos”.

Por último e muito importante, a Purilub disponibiliza ao mercado filtros de absorção iônica, que removem ácidos do óleo, evitando com isto a sua acidificação e oxidação.

baixe o e-book 5, filtros, neste site no campo “materiais gratuitos”.

VERNIZ

Quando exposto a uma condição extrema de trabalho, como por exemplo lubrificação de turbinas a gás ou vapor, se não houver controle adequado ocorrerá a formação de verniz. Há como contê-la e a Purilub disponibiliza ao mercado filtros de absorção iônica que, além de ácidos, removem vernizes, evitando o descarte do lubrificante, flushing do sistema e substituição do lubrificante. Se nenhuma ação for tomada, a descontaminação do sistema e ah substituição do lubrificante serão inevitáveis. Consulte nosso hot site https://www.purilub.com.br/verniz

CONTAMINAÇÃO CRUZADA E REAÇÕES QUÍMICAS

O óleo contaminado por outros óleos, com propriedades diferentes, não pode ser reutilizado e deve ser descartado. A adição de aditivos também causa contaminação cruzada e altera as propriedades do lubrificante e também é motivo para descarte do óleo e, por fim, a contaminação química com gases e fuligem, como ocorre com o lubrificante de motores de combustão interna, também é motivo para o descarte do óleo.

REAÇÃO QUÍMICA

Como a que ocorre no cárter dos motores de contaminação interna, onde “restos” da combustão vazam pelos anéis de cilindros e reagem com o óleo lubrificante contaminando-o.

O que nem todos sabem é que para todas as demais situações o óleo pode ser purificado, retirando-se as impurezas sólidas, gases e água, devolvendo-lhe as características originais para o uso, assegurando assim o bom funcionamento e desempenho de equipamentos.

Contribua com a economia de sua empresa e com o meio ambiente, utilize-se dos serviços e conhecimento da Purilub!

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