TESLA-e-COSAN

TESLA vs COSAN

No início de março de 2021 li um artigo do CFO da COSAN, Sr Marcelo Martins, no qual ele compara os objetivos da TESLA em neutralização de CO2 com os resultados obtidos pela COSAN, mais especificamente falando do mercado sucroalcooleiro.

Nestes 11 anos de operação da TESLA, 3,7Mton de CO2 foram neutralizados ou aproximadamente 340.000ton de CO2 por ano.

Só a Raízen, maior grupo sucroalcooleiro do mundo, pertencente à Shell e a Cosan, neutralizou 5,2Mton de CO2em 2020, ou seja, 15 vezes mais que a tesla o faz.

A maior produtora de Biocombustíveis da Europa, NESTE, pretende obter 20Mton de CO2 até 2030, a Raízen obterá esta marca em 2025.

Hoje li um artigo que relata o estado de atenção que a indústria automobilística se encontra. Muitos países estão definindo datas arrojadas para o fim da produção de veículos movidos a combustão interna. Levando em conta que para o desenvolvimento de um novo carro são necessários de 4 a 5 anos, é de se supor que a data de corte proposta, 2030, seja um objetivo difícil de atingir.

Adicionalmente, apesar de muito mais simples que os veículos a combustão, os elétricos são mais caros de se fabricar, principalmente por conta do custo das baterias, que representa de 70 a 80% do custo total.

Clique AQUI para ler o artigo completo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
×