Sistemas de remoção de água altamente eficazes e de baixo custo para reservatórios de lubrificantes com respiro atmosférico.
O P-TMR®N₂ gerencia os fatores que aceleram a oxidação, diminuindo a taxa de degradação do lubrificante, reduzindo os requisitos de manutenção e estendendo a vida útil do fluído.
A água é o contaminante mais comum e prejudicial encontrado em sistemas hidráulicos e de lubrificação. Encontra-se em três formas: livre, dissolvida e emulsificada. O P-TMR®N₂, elimina todas essas formas de água de lubrificantes e fluídos hidráulicos de forma econômica, por meio de transferência de massa, um processo altamente eficaz e não mecânico.
A maioria dos sistemas de remoção de água utiliza calor, vácuo e bombas, cuja operação e manutenção são caras, para forçar a separação da água do lubrificante. O sistema P-TMR®N₂ explora o princípio do equilíbrio químico para remover água com uma metodologia muito mais simples e energeticamente eficiente.
Em muitas aplicações, a principal fonte de entrada de água é a atmosfera. As taxas de entrada de água atmosférica são tipicamente baixas e constantes – com o passar do tempo colocam o sistema numa condição crítica. O uso de sistemas de separação mecânica nesse contexto apenas desidrataria o lubrificante a um estado insaturado, fazendo com que ocorra mais absorção de água da atmosfera. Isso não resolve a causa principal da contaminação.
Os sistemas P-TMR® N, são intrinsecamente seguros, possuem uma válvula de controle de fluxo ajustável manualmente, com medidor de vazão. São projetados para remover a água e dimensionados conforme o volume do reservatório.
Os sistemas P-TMR® N, não funcionam em situações onde ventiladores de extração de alto volume estão operando, mas são altamente eficazes na proteção de sistemas de óleo durante períodos de espera, quando esses ventiladores não estão em uso.