Eng-Lobo-reservatórios

Reservatórios de Óleo

Uma vez mais o Eng. Lobo nos brinda com um artigo irretocável, a importância dos reservatórios de óleo, não apenas em sistemas hidráulicos.

Iniciei minha carreira de engenheiro lecionando Sistemas Fluidodinâmicos na FEI – SBC (Faculdade de Engenharia Industrial em São Bernardo do Campo), naquela época, 1982, havia pouquíssimo material didático à disposição, a maioria dos livros era importado, e a nossa fonte de aprendizado era fabricantes de sistemas hidráulicos, em particular a Sperry Vickers que possui material didático comercial: “Manual de Hidráulica Industrial” muito completo e adequado ao magistério, porém, subliminarmente, fazia propaganda da empresa e eu não achava adequado.

Depois de 2 anos de experiência, juntamos as notas de aulas e fizemos uma pequena apostila sobre o assunto “Sistemas Fluidodinâmicos”, é verdade que muita coisa mudou nestes 40 anos e a maioria dos assuntos não tem mais valor, porém, um dos pontos que enfatizava na apostila está mais atual do que nunca: a importância do correto dimensionamento do reservatório de óleo.

Partir da premissa que seu emprego é apenas para armazenar está totalmente errada. Reservatórios são excelentes pré-filtro e trocadores de calor, contribuem para a preservação das bombas hidráulicas e a maioria dos componentes.

Ao artigo do Eng. Lobo, anexo, eu apenas acrescentaria que há necessidade de se blindar os reservatórios, com filtros respiros que impeçam o ingresso de particulado sólido e principalmente umidade, no mais, como disse antes, artigo irretocável

recomendamos a leitura, clique AQUI

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
×