N.A.: “A formação de verniz nos mancais de turbinas tem se mostrado um problema muito mais sério do que o que se imaginava. Sempre inovando e buscando melhorar a eficiencia dos equipamentos de seus clientes, a Purilub desenvolveu uma metodologia para a sua remoção, que reduz o tempo de parada das turbinas a poucos dias, obtendo com isto uma significativa economia em relação às metodologias tradicionais”
Os óleos básicos do Grupo 2, utilizados em lubrificantes turbinas, por conta de uma maior demulsibilidade e estabilidade oxidativa , apresentam como efeito colateral, a formação de verniz (tal qual ocorre em compressores de ar de parafusos, porém com uma velocidade de formação muito menor)!
A sua detecção é muito difícil, pois o processo se inicia muito lentamente e, ainda, não há uma metodologia consagrada para se detectar, recomenda-se:
-Monitorar TAN;
-Contagem de partículas (ferrosos são catalizadores);
-MPC (Colorímetro na Membrana) feixe de luz sobre uma membrana padrão e detecção de potencial de verniz pela coloração resultante
Por ser um problema novo, os clientes ainda não se atentaram à necessidade de fazer prevenção e análises periódicas.
Consequência: quando se nota à o problema já é grave
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