Sistema para prevenção e mitigação da formação de verniz
A partir do momento em que um lubrificante é posto em serviço o processo de decomposição tem inicio, com a formação de subprodutos da oxidação – estes subprodutos, “materiais oxidativos” são a matéria prima da formação de verniz!
Como o processo é contínuo, estes materiais oxidativos se acumulam até que ocorra a saturação a partir de então o excesso forma um material insolúvel. Por se tratar de um material polar, ocorre a atração pelas superfícies metálicas, formando uma camada de verniz.
O P-EFO-SVR utiliza elementos filtrantes de resina iônica, modelo ICB, com versões para óleos lubrificante (ICB-RO), óleos hidráulicos (ICB-AW), óleos próprios para turbinas aero derivadas (ICB-JET) e óleos a prova de fogo (ICB-FRF).
A resina iônica (patenteada pela EPT) é mais atrativa para os materiais oxidativos que as superfícies metálicas do equipamento. O resultado prático é a redução do numero ácido (TAN) e a redução do potencial de verniz (MPC), mantendo o desempenho do óleo consistente ao longo de sua vida útil, evitando a sua substituição prematura
O P-EFO-SVR apoiado pelo ICB patenteado, remove continuamente o material de oxidação dissolvido, eliminando as moléculas que não deveriam estar no óleo e a causa raiz do verniz durante a operação regular da turbina. O resultado: o número de ácidos nunca aumenta, o MPC nunca aumenta, e o desempenho do óleo permanece consistente durante todo o seu ciclo de vida. A vida útil do aditivo também é estendida, pois as reações secundárias com subprodutos de oxidação acumulados que ocorreriam de outra forma são eliminadas, prolongando significativamente a vida útil do lubrificante.