imagem-capa

Muito mais que remoção de verniz

Contexto e Desafio Inicial

A Suzano, unidade de Três Lagoas – MS, enfrentava problemas de vibração e aquecimento dos mancais em um de seus turbo geradores. Em 2015, após a confirmação de que não havia falhas de manutenção, de instrumentação ou de operação, constatou-se que a causa raiz era a formação de verniz no lubrificante e seus depósitos. O de ΔE (ou dE) medido no MPC (Membrane Patch Colorimetry) estava em 41, sendo que acima de 15 já é considerado estado de atenção.

Solução Implementada

Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, foi adotado um tratamento com resina iônica, resultando numa redução do ΔE de 41 para 3, demonstrando a eficácia da técnica na remoção de materiais oxidativos oriundos da degeneração do lubrificante que culminam na formação de verniz.

Ações de Manutenção e Prevenção

Em 2018, no overhaul do turbo gerador, houve a substituição dos mancais e a execução da descontaminação do sistema, seguida da introdução de uma nova carga de lubrificante puro. Estas ações visavam mitigar a formação de verniz e evitar seus efeitos colaterais, prolongando o intervalo de troca de óleo, deixando-o compatível com a periodicidade planejada para o overhaul, de 10 anos.

Parceria

Como o ΔE subiu para 15,9 em 2022, a Suzano optou pela aquisição de um sistema de filtragem iônica para reduzir seu teor e evitar a formação de depósitos que culminarão, fatalmente, no aquecimento, vibração e necessidade de intervenção prematura. 

Em 2022 a Purilub iniciou tratativas com a EPT Clean Oil (Canadense) especialista em mitigação das causas raízes precursoras da formação de verniz e detentora da tecnologia de resina iônica para este fim.

Em 2023 foi formada uma Joint Venture entre a Purilub e a EPT CleanOil, assegurando a transferência de conhecimento e tecnologia para a Purilub. A solução proposta à Suzano- Três Lagoas, foi a instalação do sistema de filtragem com resina iônica EPT – modelo SVR 600.

Resultados Obtidos

A aplicação do sistema de filtragem com resina iônica de novembro de 2023 a janeiro de 2024 resultou na redução do ΔE de 15,9 para 2,5. Paralelamente, o TAN (Total Acid Number) diminuiu de 0,4 para 0,15 mg KOH/g, indicando a eliminação dos materiais oxidativos precursores da formação de verniz.

Conclusão e Projeções Futuras

Este caso de sucesso na Suzano evidencia a capacidade técnica da Purilub em fornecer soluções eficientes e customizadas para problemas complexos de manutenção em ambientes industriais. A perspectiva para os próximos anos é continuar a colaboração técnica, mantendo baixos os níveis de ΔE e TAN, e assim, assegurar a eficiência e confiabilidade dos sistemas de lubrificação em operações de alto desempenho.

Maximize a Performance do Seu Equipamento: Contate a Purilub para Soluções Especializadas, inclusive “Prevenção à Formação de Verniz”

Cedo ou tarde, os lubrificantes de todas as turbo-máquinas passarão pelo processo de degeneração e sua acidificação, culminando na formação de verniz.

Convidamos você a entrar em contato conosco. A Purilub está pronta para realizar um estudo detalhado das suas necessidades e oferecer uma estratégia personalizada para otimizar o desempenho e assegurar a longevidade dos seus equipamentos. 

Não deixe que o lubrificante comprometa a eficiência da sua operação – vamos trabalhar juntos para encontrar a solução ideal.

plugins premium WordPress
×