Por que os lubrificantes estão tão caros? (maio de 2021)
Há uma somatória de fatores que ocorreram, quase que simultaneamente, e que provocam a sua escassez e aumento de custos.
De uma forma simplista, todo óleo lubrificante é o resultado da mistura de um óleo base e uma carga de aditivos.
Qualquer que seja o óleo base, do grupo I aos sintéticos, 1º refino ou rerrefinado, trata-se de um derivado de petróleo.
Problema #1: Produção brasileira
O óleo base brasileiro é feito pela Petrobras, em algumas de suas refinarias, não é segredo para ninguém que na gestão dos governos Lula e Dilma a Petrobrás foi duramente castigada por má gestão e falta de manutenção.
O resultado não poderia ser diferente, queda de produção de óleo base da ordem de 30%.
Problema #2: Óleo base rerrefinado
Além de poucas, algo em torno de 30 rerrefinadoras, poucas são as que produzem óleo rerrefinado de qualidade. A maioria atende ao mercado marginal de lubrificantes que, na ponta da linha, atendem a usuários de veículos velhos.
Some-se a isto um problema cultural muito sério, com exceção de latas de alumino e vidro, quase nada é reciclado no Brasil. No caso de lubrificantes apenas algo em torno de 30% a 35%. Ou seja, há pouca matéria prima para rerrefino.
Problema #3: Queda mundial da produção de combustíveis.
Do mesmo barril de onde se extraem os combustíveis também se extrai o óleo base. Os direcionadores da extração de petróleo são os combustíveis. Devido a pandemia, entre outros fatores, a queda de consumo foi da ordem de 20%, acompanhada da redução de refino de todos os derivados, entre eles o óleo base, diminuindo a oferta deste produto aos fabricantes de lubrificantes.
Problema #4: Preço
Preço não é o problema, é a consequência. Redução de oferta implica em aumento de preço
Desvalorização da moeda brasileira implica em aumento de custos
Perspectivas de curto prazo:
Nos últimos 12 meses o aumento acumulado de preços (até abril de 2021) foi da ordem de 75%, o pior é que não há perspectiva de estabilização, portanto, a perspectiva é de novos aumentos de preços.
Mesmo que a oferta se estabilize, não há perspectiva de redução de preços, os efeitos citados acima são irreversíveis.
Solução de curto médio prazo, é a solução para a vida toda, em qualquer tempo:
“Aumentar a vida útil do lubrificante”
Implementar um programa de monitoramento e tratamento de lubrificantes nas empresas.
A Purilub faz isto há anos, sempre trouxe aos clientes economia da ordem de 70% em relação ao custo do óleo novo, sem considerar os demais custos inerentes a troca. Neste novo cenário, com preços na estratosfera, a economia que nossos serviços proporcionam chega a 80%.
Reciclagem; a vida útil do lubrificante é finita, há um momento em que há que se o trocar, nesta situação a Purilub orienta o descarte correto para que possa ser rerrefinado em empresas que produzirão óleos base até melhores que o óleo de 1º refino.
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