Informações valiosas
geram economia
No blog da Purilub você fica sempre bem atualizado. Acompanhe nossas postagens.
Equipamentos | 27/05/2020 às 09:15
Sistema de filtragem para óleo isolante
Sistema de filtragem para óleo isolante

A propriedade do óleo que o caracteriza como isolante é a RIGIDEZ DIELÉTRICA. Largamente empregado em transformadores, com o objetivo de resfria-los, o óleo deve impedir a propagação de energia elétrica em seu interior, ou seja, não pode ser um meio de condução de energia.

Ocorre que, contaminantes como água e particulado metálico, por serem condutivos e por estarem presentes em todos os lugares, diminuem a sua rigidez dielétrica, podendo em casos extremos provocar curtos e riscos à operação.O valor mínimo aceitável de RIGIDEZ DIELÉTRICA é de 40kV/0,1" e umidade acima de 20ppm (0,002% em volume) e particulado metálico impedirão de se obter este resultado.

O que fazer?

a. Para a remoção de água o equipamento mais indicado é o termo vácuo, veja link deste site (https://www.purilub.com.br/equipamentos/p-tvf/5). Existem filtros absorvedores de água que podem ser empregados porém, os filtros que tem uma boa relação custo/benefício, tem capacidade de retenção de 300ml. Por exemplo se um transformador de 3.000 litros estiver com 100ppm de água, haverá em seu interior o equivalente a 300ml, o suficiente para saturar o elemento filtrante, é uma boa medida preventiva, mas não é corretiva. Os transformadores de grande porte costumam ter um tanque de expansão com respiro, normalmente o respiro possue um material dissecante que impedirá o ingresso de umidade, a Purilub também comercializa elementos filtrantes para respiro marca Donaldson.

b. Para a remoção de particulado sólido é comum o emprego de filtros prensa, em nossa opinião não é o mais adequado. São filtros nominais, sem garantia de eficiência de filtragem, projeto antigo muito comum na industria de óleos comestíveis para retenção da torta esmagada. Não são filtros recomendados para uma filtração "fina" eficiente. Desenvolvemos o equipamento P-EFO, com filtros Donaldson, própiro para esta aplicação. As combinações de gráu de filtragem com 99,9% de eficiência são muitas:  54, 23, 11, 6 e 4micra. Se pensarmos em substituir os filtros prensa, o emprego de 23 micra com eficiência de 99,9% é uma grande evolução.

O sistema desenvolvido pela Purilub pode contar ainda com filtro absorvedor de água, Donaldson que, além de fazer o polimento do óleo retendo 300ml de água, possui porosidade de 10 micra (nominal).

O equipamento P-EFO pode ser fornecido com vazões de 600 a 4.000lph, dimensionado em função do voume do carter do transformador.

 

FAÇA PARTE DOS NOSSOS CASES DE SUCESSO! VAMOS AO ENCONTRO DA SUA NECESSIDADE
Preencha o formulário abaixo e receba informações e conteúdo sobre esse serviço. Fique sempre atento às novidades da Purilub
Política anti-spam. Estamos comprometidos em resguardar suas informações.
Leia também
Proteção do sistema de selagem das turbinas, da UHE Jirau - Rio Madeira
CENTRÍFUGAS
Termo Vácuo (ou Desidratador a Vácuo)
Filtros Purilub